Resenha: Save Me, o K-drama de suspense e ação que veio para quebrar paradigmas


Aqui é a Beatriz e hoje, finalmente falaremos sobre um dos mais originais e, se não, o melhor dorama de 2017! Se vocês estão procurando por um bom dorama de suspense e ação Save Me é uma proposta bastante interessante. Além de possuir uma trama totalmente surpreendente e fora dos clichês, ele também retrata assuntos bastante polêmicos e pouco falados nos doramas e em nossa sociedade atual, e é por isso que tenho certeza que Save Me vai prender sua atenção assim como aconteceu comigo. Sério pessoal, eu estou falando seríssimo e isso não é papo de fangirl não, então vem comigo!

* O drama é baseado na série de webcomic chamada “Sesang Bakeuro” de Jo Geum-San (publicado no dia 21 de Junho de 2011 a Janeiro de 2013 via comic.daum.com/webtoon).

Título: 구해줘/Save Me
Gênero: Ação, Suspense, Mistério, Drama
Estreia: 2017
Número de episódios: 16
Emissora: OCN
País de origem: Coreia do Sul

O drama está disponível em: Kingdom Fansubs, Drama Fever

  
SINOPSE: 

Uma menina é cercada por pessoas suspeitas e sussurra em meio ao silêncio, "Salve-me!" Em um beco escuro do bairro, e um casal de jovens desempregados escutam seus pedidos de socorro e correm ao seu resgate. Eles descobrem que ela está presa em algum tipo de culto pseudo-religioso e tentam ajudá-la, mas o que se segue é uma seqüência de horríveis eventos cheios de tensão que nos fazem pensar mais sobre a ciência da psique humana.






Salve-me!

"Save Me é um terror que prova que a coisa mais perigosa para se pedir a alguém é a bondade. Im Sang Mi é uma estudante que se muda de Seul para Muji com sua família para ter uma vida melhor. Falidos, seu pai decide depender de um culto religioso que oferece ajuda, mas mal sabiam eles que estariam se aproximando de uma organização com planos sinistros. Anos depois Sang Mi reencontra o homem que uma vez recusou ajudá-la e para se redimir, ele vai tentar resgatá-la do culto junto com seus três amigos, mas eles não percebem o quão perigoso pode ser salvar alguém de seus "salvadores"."


Primeiramente nos deparamos com a história de uma menina, Im Sang Mi (Seo Ye Ji) e os três membros de sua família, que resolveram mudar-se de Seul para uma pequena cidade no campo em consequência de problemas financeiros e seu pai supostamente ter conseguido comprar uma casa em Muji. Todavia, ao chegarem, infelizmente a casa estava destruída. Posteriormente, são acolhidos por moradores da cidade, e a família começa a chamar a atenção de um homem nomeado por seus fieis de, Pai Espiritual. 
Ao encontrarem um lugar para se abrigar e o pai de Sang Mi, Im Joo-Ho (Jung Hae-Kyun) ter conseguido um emprego em uma fazenda de vacas, a família tenta levar a vida de um jeito normal e tranquilo. No entanto as coisas não iam nada normais, já que gêmeos fraternos Sang Mi e Sang Jin (Jang Yoo-Sang) não conseguiam se adaptar na nova escola. Sang Jin era frequente vitima de bullying e a partir daí um evento chocante os atinge. Sang Mi pede ajuda à quatro estudantes, Man Hee, Jung Hoon, Han Sang Hwan e Dong Cheol, um garoto humilde e o único que se dispõe. Mesmo assim Sang Jin desiste da própria vida, suicidando-se e a garota presencia a morte de seu irmão. Não suportando a esposa Kim Bo-Eun (Yun Yoo-Sun) adoecer emocionalmente por conta da morte do filho, Im Joo-Ho acha a saída para sua família integrando-se em um culto religioso, localizado na parte montanhosa da cidade, num lugar sagrado chamado Guseonwon. 
Mais tarde as feridas não cicatrizavam e a saída encontrada se tornou porta para o perigo. Acontecimentos sombrios e mortais rondam Guseonwon, e Sang Mi se vê perdida. 



HAN SANG HWAN: 

Han Sang Hwan (Ok Taecyeon) é o típico cara popular e inteligente. Bondoso, ama seus amigos e família. Acredita fortemente no pai e carrega o peso de ser filho do candidato mais forte à governador de Muji, sempre tentando ser um exemplo para proteger o nome de seu pai e família até a época das eleições. É para ele quem Sang Mi recorre ao saber que seu irmão está em perigo, mas o mesmo rejeita ajudá-la, pois antecipadamente seu pai o aconselha a não meter-se em problemas, pois isso poderia manchar a imagem de sua família. O irmão de Sang Mi morre e seu amigo Dong Cheol é preso. Sang Hwan acredita que se seu pai se tornar governador ele poderá tirar seu amigo da prisão, por isso não faz nada. Após três anos estudando em Seul ele está de volta a sua cidade natal e percebe que seu pai se tornara governador mas não havia tirado Dong Cheol da prisão. 

Além de ator, Ok Taecyeon é cantor também. Save Me não é o único drama em que o membro do grupo de kpop, 2PM, já atuou não. Podemos ver melhor seus charmes em Let's Fight Ghost, outro drama que super recomendo!
 

 SEOK DONG CHEOL:

Galera, foi comprovado através de uma pesquisa que é impossível resistir aos encantos de Seok Dong Cheol, haha! Mano, que personagem é esse?! Ele é absolutamente super impressionante e envolvente. Vou confessar para vocês que morri de amores cada vez que ele aparecia na telinha. Obrigada Deus, por eu ter conhecido esse cara! A atuação do Woo Do Hwan, que apesar de ser novato, está maravilhosa. Estou acompanhando o novo drama em que ele está, Mad Dog (ainda em andamento), e tá do balacobaco rsrs. 
Dong Cheol é um menino, que diferente de Sang Hwan, é pobre, filho de um homem bêbado e sem nenhum poder aquisitivo. O garoto só tinha sua avó como família e lidava com o desprezo e ausência do pai. Tenta ajudar o irmão de Sang Mi mas não foi o suficiente para impedir a tragédia. Foi condenado à três anos de prisão por uma situação desencadeada subsequentemente por causa da morte do irmão de Sang Mi. Depois de cumprir a pena de três anos, reencontra Sang Hwan e fazem as pazes se juntando para ajudar Sang Mi junto de mais dois amigos, Man Hee e Jung Hoon.


BAEK JUNG KI E KANG EUN SHIL:


Não existem palavras pra descrever o quanto eu odiei esses personagens, digo, odiei em um bom sentido, se é que isso existe haha! Esses dois são dignos de dó. Começando por Baek Jung Ki, o líder do culto e Pai Espiritual. Esse velhote tem cara de bonzinho e pode até enganar alguns mas na realidade ele é desmiolado e tudo que um louco pode ser. A cada risada que ele dava eu me arrepiava todinha. Baek Jung Ki usa a religião, a falsa bondade e o "poder divino" para controlar seus fieis, usando o dinheiro arrecadado dos cultos para construir Guseonwon. Algo que podemos ver muito nos dias hoje. Este homem, que acredita ser a encarnação do próprio Deus, criou uma falsa personalidade, vestiu a mascara da mentira e acabou acreditando naquilo que inventou justificando seus erros e atrocidades cometidas através de "revelações divinas". Seu fim foi bastante merecido e a atuação do Jo Sung Ha foi incrível e passou um sentimento bastante real, como esperado de um ator maravilhoso.

Kang Eun Shil (Park Ji Young), ou apenas Apóstola Kang é o exemplo de fé cega. A mulher acredita em tudo o que o Pai Espiritual diz e faz o impossível para ser perfeita e cumprir as "ordens divinas" entregando até mesmo sua filha nas mãos de Baek Jung Ki, não se permitindo nem mesmo duvidar. Foi uma das personagens que não pude desvendar, ela é realmente misteriosa e me surpreendeu diversas vezes. 


JO WAN TAE:


Jo Wan Tae (Jo Jae Yoon), mais conhecido como "Personificação do Mal" é o homem que cuida de Baek Jun Ki e de Guseonwon, sendo tão importante quanto o Pai Espiritual e não muito diferente dele. Usa sua alta posição para conseguir dinheiro, relações fortes com as autoridades de Muji e aproveitar de mulheres. Além disso é ele quem toma conta da parte suja de Guseonwon, encarregado de esconder aquilo que os outros não devem ver, matando e ocultando cadáveres ao lado de seu irmão, objetificando-o, o fazendo esquecer de todo seu valor humano e o tornando cúmplice de seus crimes. Realmente, esse cara é desprezível.

  

HAN YOUNG MIN:


Pai de Sang Hwan e governador de Muji, Han Young Min (Son Byung Ho) é um homem corrupto, falso, mentiroso e ambicioso. Usa sua esposa que está em estado de inconsciência e, podemos dizer que até mesmo seu filho, para conseguir aprovação dos moradores da cidade e eleitores, se passando por um pai e marido cuidadoso e amável. Ambicioso, finge ser bom para sua família e para as pessoas ao seu redor apenas por poder e dinheiro.



MAN HEE E JUNG HOON:  



Jung Hoon (David Lee) e Man Hee (He Hoe Jung) são amigos de Sang Hwan e Dong Cheol. Sempre juntos e prestativos, esses dois tem um papel muito importante no processo de resgate de Sang Mi e na junção de provas contra as pessoas más que os perseguiam.


FAMÍLIA DA SANG MI:




Por último, mas nunca menos importante, temos a família da Sang Mi. Composta por seu irmão Im Sang Jin (Jang Yoo Sang), seu pai Im Joo Ho (Jung Hae Kim) e sua mãe Kim Bo Eun (Yoon Yoo Sun). Sang Jin era um menino quieto, de poucas palavras, mas era bem próximo de Sang Mi, podendo se entender apenas por olhares. Após ser vítima de bullying e de grande pressão psicológica o garoto se sente esgotado e não vê mais solução para seu sofrimento, tirando sua própria vida. Kim Bo Eun não suporta o peso da perda e entra em uma profunda depressão, não sabendo reconhecer a diferença entre o real e o imaginário. O marido Im Joo Ho devastado se nega a levar sua esposa para um hospital psiquiátrico, encontra apoio nas palavras da Apóstola Kang. Disposto a ajudar sua família a se reconstruir e depois de "receber" a visão de uma cruz, Im Joo Ho leva sua filha e sua esposa para Guseonwon não sabendo das atrocidades que lá ocorriam. Aos poucos o pai de Sang Mi sofre uma grande lavagem cerebral, omisso a tudo o que o líder do culto fazia, o homem acabou entregando sua filha nas mãos de Baek Jung Ki, que dizia que a menina fora escolhida pelo Todo Poderoso para ser a Mãe Espiritual, salvadora de todos. Sang Mi, sendo a única que percebia toda aquela farsa se viu sozinha mas permanecendo forte por sua mãe.


...


Save Me é um dorama tão interessante que não pude nem mesmo sentir falta de um romance e acho que não séria nem um pouco necessário. A história é envolvente e os personagens também. Gostei de como cada personagem foi necessário e de como retrataram assuntos polêmicos e até mesmo evitados por muitos, como religião, estupro, abuso de poder, corrupção etc. 
Sabemos que existem pessoas má intencionadas que usam a religião para favorecer a si mesmos e isso não é característica de um só grupo religioso, cabe a nós ficarmos atentos e vigilantes. É importante ressaltar que toda e qualquer religião e pessoas que acreditam e não acreditam em algo, sem exceções, devem ser respeitadas. Assim como eu tenho a minha religião e gostaria de ser respeitada, devo tolerar e respeitar aqueles que tem opiniões diferentes da minha. A harmonia deve ser preservada para que vivamos bem.
Tenho que me despedir, mas como finalização deixo a linda OST do dorama. Se quiserem ouvir, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas